segunda-feira, julho 17, 2006 

A Pagaia Dourada....the end

Uma Atitude de Escuteiro

- Hei estamos quase a chegar, já estou a ver o pórtico do campo….
A voz de alegria e emoção era da Pinguim Dorminhoca, tinham-se passado dois meses desde aqueles magníficos dias da competição da Pagaia Dourada em pleno Tejo, desde aquela fraternidade entre escuteiros de todo o mundo, desde o desespero da primeira eliminatório e da salvação da pagaia-sandália, desde o salvamento dos canadianos da tripulação Cachalote.
Fora realmente uma competição de emoções, apesar de estarem em contacto pela net ou por sms os membros da tripulação Leão-Marinho não se viam há dois meses, uma eternidade portanto. Foi então que numa das conversas na net que a Flamingo Audaz lançou a ideia de os quatro Leões prepararem um acampamento entre as suas quatro flotilhas. A ideia foi logo caracterizada de FABULÁSTICAL (fabulosa, fantástica e genial) pelo Papagaio-do-Mar e merecedora dos risos e concordância de todos. Hoje era o primeiro dia desse acampamento e o local era o campo de S. Jacinto do C.N.E., junto à ria e ao mar era o sitio ideal para um fim de semana de actividade e fraternidade de Moços e Moças e já agora para os Leões matarem saudades. Mal o Papagaio-do-Mar viu a Rita desatou a correr estrada fora e de imediato a flotilha da Figueira, à qual ele orgulhosamente pertencia, o seguiu. Pela estrada corria e gritava: - Dorminhoca, Dorminhoca. A Rita de imediato parou e abriu os braços emocionada. Quando finalmente o Papagaio a alcançou, desequilibrou a Rita e ela, a mochila e o Papagaio, ficaram estendidos no chão entre ais e risos de todos os Moços e Moças das flotilhas da Figueira da Foz e de Rio Calmo.
Já em campo estavam a aprontar-se para a pesca a flotilha de Água Fria, do Lampreia Sorridente, tinham chegado cedo e nem esperaram estavam ansiosos para por os pés na água. A Rita e o Papagaio viram o seu timoneiro e de imediato começaram a por a conversa em dia.
Lampreia Hei!!! que saudades do fim de semana da Pagaia.
Bruno / PapagaioPois é nunca mais vou esquecer a aventura da sandália da Rita – foi a sandália dourada
PinguimEntão e a Clara e os moços de Cabo Neblina perderam-se no nevoeiro da Ria de Aveiro…
Ah! Ah! Ah! Ah! Que engraçadinha a Pinguim. Olha que a Flamingo dá-te uma bicada na barbatana.

Pinguim - Clara!!!! Chegaram! Há quanto tempo!!!! Que saudades !!!!
Clara - Pois estou a ver…, se eu não estou aqui a conversa não é a mesma. Então e as vossas flotilhas estão prontas? Vamos para a Ria matar saudades das canoas e por a conversa realmente em dia. Já sinto falta da voz do Lampreia – «Força Força, Pagaiar forte.»
O dia passou rápido para as quatro flotilhas, depois de montar campo foram até à Ria de Aveiro para diversos jogos e competições em canoa, animados pelos chefes das flotilhas, entre eles o Gaivota Errante da flotilha da Rita e o Cavalo- Marinho que tinha preparado os Leões para a Pagaia Dourada.
Após a canoagem e já com o sol a alaranjar-se o Lampreia Sorridente olha para a Pinguim Dorminhoca e pergunta:
Lampreia - aquilo ali não é um inicio de pista??
A Rita aproximou-se e disse: È mesmo. Hei!!! pessoal está aqui um início de pista Todos com a curiosidade escutista aguçada, apressadamente arrumaram tudo e seguiram os caminhos a seguir, viragens à esquerda e à direita. Pela cara de intrigados dos Chefes das flotilhas não parecia que aquilo fosse obra deles, aliás eles mesmos estavam com ar ansioso pela chegada do final de pista.
Assim, usando os seus conhecimentos de pistagem Moços e Moças foram ter à praia com o sol já bem alaranjado prontinho para se pôr, entre o reflexo do sol no mar e na areia viram ao fundo quatro figuras tendo o mais alto um objecto brilhante nas suas mãos.
Clara - Eu não sei se já estou a ver coisas, mas quase que juro que me parece o Lagostim Manso com a Pagaia Dourada nas mãos.
Rita - Pronto, já puseste a imaginação a todo o vapor, era mesmo, os Ucranianos por acaso estavam em S. Jacinto. Eu bem disse para usares o panamá, agora o sol fez-te mal à cabeça.
Papagaio-do-Mar - É mas eu não estou a ver coisas, aquela é mesmo a Irina !!!! Pessoal!!!! é a tripulação Peixe – Espada os vencedores da Pagaia-Dourada!!!
O Lampreia que vinha mais atrás a desenhar minuciosamente todos os sinais de pista e a analisar se não tinham passado nenhum, de imediato virou o seu pescoço, apenas e só o pescoço num ângulo de 90º em 0,05 segundos e ficou de olhos esbugalhados de espanto. Depois, e devido ao seu raciocínio rápido olhou para o Cavalo Marinho e para o Gaivota Errante, se alguém lhes tinha preparado a surpresa só poderiam ser eles. Mas não, eles estavam com os olhos tão esbugalhados como o Lampreia, pensou ele:
- Se não foram os chefes que nos reservaram esta surpresa, de que maneira os ucranianos tinham tido também uma ideia FABULÁSTICAL de se virem encontrar connosco em S. Jacinto. Tantas questões o melhor é mesmo perguntar….
Nesse entretanto a Rita, o Papagaio do Mar e a Flamingo já estavam aos abraços, beijos e canhotas aos quatro magníficos Dimitri, Oleg, Svetlana e Irina. Logo disparou a Rita:
- Vocês são loucos, o que é estão aqui a fazer!!!! Viajaram estes quilómetros todos para nos reencontrar, grande surpresa mesmo.
Lampreia - Mas como é vocês sabiam que nós tínhamos preparado este acampamento???
Oleg - Certa tarde estava eu na Internet e procurei pelos vossos agrupamentos, quando vi o site do Agrupamento do Cabo Neblina da Clara, estava lá uma notícia de uma acampamento em conjunto com as flotilhas dos outros membros da leão-Marinho achamos fantástico.
Svetlana - Como desde que viemos à competição queríamos voltar, angariamos mais alguns fundos e cá estamos nós com as nossas flotilhas também a concretizar o nosso projecto – conhecer Portugal.
Dimitri - Também viemos para vos encontrar e entregar-vos a Pagaia Dourada, são vocês que a devem guardar até à próxima competição, nós ganhamos a corrida mas foram vocês que deram o verdadeiro exemplo de escuteiro, quando superaram as dificuldades da primeira eliminatória e quando se atiraram à água para salvar os Cachalotes. Leões a Pagaia Dourada fica convosco.
Rita - Não! Lagostim, a Pagaia deve ficar convosco foram vocês os remadores mais fortes e audazes é isso que ela representa.
Irina - Pinguim, mas foram vocês que remaram melhor, foram vocês superaram as dificuldades, foram vocês que ajudaram, vocês é que viveram e deram exemplo do espírito da Pagaia Dourada.
Lampreia - Aceitamos o vosso presente, se vocês aceitarem o nosso jantar e ficarem para o Fogo de Conselho.
Dimtri - Claro que aceitamos já tenho água na boca por uma caldeirada de peixe, já cheira daqui!! E assim ao pôr do sol oito flotilhas de dois países tão distantes juntaram-se para comemorar o espírito da Pagaia Dourada em todos os moços e moças ficou marcado aquele Fogo de Conselho com canções, gritos e peças em Português e Ucraniano. Foi uma noite para recordar e uma pagaia para todos guardarem para si.

Fim