sexta-feira, fevereiro 01, 2008 

ACANAT 07 - Pios

Nos passados dias 14, 15, 16 e 17 de Dezembro o Grupo Pioneiro foi acantonar para Vouzela. Este acantonamento teve como base o imaginário do Harry Potter e a Pedra Filosofal, tendo cada um de nós o compromisso de guardar a pedra como sendo a nossa vida.
O Grupo saiu da sede às 19h30 de dia 14, chegando ao local por volta das 23h. A abertura do acampamento deu-se à beira de uma locomotiva que simbolizava o comboio “Hogwarts Express” e a chegada dos alunos à escola de magia e feitiçaria de Hogwarts.
Dia 15, Sábado, a seguir ao pequeno-almoço, as equipas João Garcia, Bethoveen e Nelson Mandela partiram para um raid que consistiu num jogo de cidade e passeio pedestre. O passeio pedestre começou na vila, passando pela capela de Stº Antão e por Calvos e Asneiros rumo à Srª do Castelo. Acabou depois numa ponte romana sobre o rio Zela. Nesse mesmo dia às 19H houve a eucaristia na qual o Grupo cantou e tocou a música de encerramento. À noite houve um convívio entre Equipas, em que foram apresentadas peças e foram cantadas músicas.
No dia seguinte, domingo, dia 16, tivemos a escolha do nosso Plano Anual acabando por ganhar o da equipa Nelson Mandela com o título “Um pé a frente do outro”. Depois da eleição, fizemos o compromisso de que aquele plano anual seria agora o de cada um e de todos. Na parte da tarde foram realizados vários jogos tais como uma espécie de jogo da gloria cujos temas eram Jesus Cristo, Pioneiros, vida de BP e Harry Potter , visto ser o nosso herói, e o jogo da levitação no qual treinamos um feitiço usado para fazer levitar objectos. Neste dia foram embora do local do acantonamento alguns elementos do Grupo devido a motivos pessoais. No fim deste dia houve uma ceia de natal cuja ementa foi o lendário Bacalhau à Braz e à sobremesa doces natalícios, como por exemplo, aletria. Nesta ceia também se trocaram prendas entre os amigos invisíveis. Esta ceia encerrou-se com um momento de partilha e reflexão, onde nos foi proposto partir a pedra filosofal, como sinal de desprendimento.
Nesta actividade percebemos que devemos dar mais importância aos bens sentimentais do que aos bens materiais porque por vezes os bens materiais (recordações palpáveis) impedem-nos de sentir qual é o verdadeiro significado das coisas para nós. Por vezes pensamos que se não guardarmos um objecto que nos faça lembrar uma situação isso pode desaparecer de nós, mas é o contrário, pois ao termos um objecto de lembrança essa situação passa-nos sem darmos conta, sabemos que temos uma lembrança palpável. Mas se não a tivermos a situação permanece mais tempo no nosso coração.

por João Pedro
Equipa Beethoven