quarta-feira, março 28, 2007 

Selos #001

Numa altura em que está prevista uma edição comemorativa do 100º Centenário do Escutismo em Selos, deixo-vos aqui uma amostra de alguns selos relacionados com o nosso movimento e editados em Portugal:

1962 – Emissão Comemorativa da XVIII Conferência Internacional do Escutismo
Desenho de Guilherme Camarinha, em alegoria representando um acampamento escutista cuja primeira tenda abriga a flor de Liz (distintivo escuta). Impressão a off-set pela Casa da Moeda sobre papel esmalte, em folhas de 50 selos com denteado 13,5. Foram emitidos 12 milhões de selos de $20 policromo sobre fundo amarelo, 9 milhões de selos de $50 policromo sobre fundo verde, 8 milhões de selos de 1$00 policromo sobre fundo castanho vermelho, 2 milhões de selos de 2$50 policromo sobre fundo azul cinzento, 1,5 milhões de selos de 3$50 policromo sobre fundo lilás e 500 mil selos de 6$50 policromo sobre fundo verde azeitona. Circularam de 11 de Junho de 1962 a 30 de Junho de 1965.
18ª Conferência Internacional do Escutismo
ESCUTISMO - Fundado em 1908 pelo General Sir R. Baden-Powell, e por ele próprio definido como “uma escola da mocidade que tem por fim a formação do homem, moralmente, intelectualmente, e fisicamente perfeito”. Tendo o General Baden-Powell tomado parte na guerra do Transval, observou que os homens do seu comando, tinham a energia enfraquecida pelo comodismo da civilização, e assim, de regresso a Inglaterra criou uma escola de regeneração física e moral, baseada na preparação “selvagem” que notou nos “Zulus” da África do Sul, bastando-se cada um a si mesmo e sabendo tirar o melhor partido da natureza! Os jovens desta raça são submetidos a duras provas que indiquem estarem já devidamente preparados, e só então aceites na tribo como homens. Após o primeiro ano da fundação do escutismo, havia mais de dez mil escuteiros em todo o mundo. Em Portugal, o movimento escutista foi iniciado em 1911, tendo mais tarde sido fundada a Associação dos Escuteiros de Portugal.
Concepção e texto de Carlos Kullberg