sexta-feira, outubro 27, 2006 

A Corrida do Centenário


Acampamento de Verão dos Lobitos
No dia 7 de Julho, partimos para Brownsea (S. Jacinto) para finalizarmos a “nossa” corrida do Centenário que começou em Maio na Cidade do Porto e que “atravessou” Espanha, França e finalmente chega a Inglaterra, mais propriamente ao local do primeiro Acampamento de Escuteiros, idealizado por B.P.. A primeira parte da corrida foi de bicicleta e a parte final, a viagem até Brownsea foi feita de barco (lancha entre a Barra e S. Jacinto) … afinal Brownsea é uma ilha e não conseguiríamos de modo nenhum chegar lá de bicicleta... De Sexta a Domingo, vivemos dias de grande alegria e de muitas actividades … Na sexta-feira todos os Lobitos receberam um passaporte para dar entrada nas comemorações do centenário do Escutismo. Esse passaporte iria sendo completado com “carimbos” que simbolizavam as actividades que iam realizando ao longo do acampamento. Da parte da tarde realizaram uma gincana de obstáculos em que foram postas à prova as capacidades físicas de todos.
Na manhã de sábado visitamos a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto … a caminhada foi tão extensa que os Lobitos conquistaram a Ínsígnia de Competência de Andarilho! Observou-se a natureza ainda bem conservada, mas já muito modificada pelo Homem.
Uma das actividades mais importantes foi a “caça ao tesouro” que se realizou na tarde de Sábado! Uma “lenda” dizia que B.P. no seu primeiro Acampamento em
Brownsea tinha deixado um tesouro escondido … Através de cartas, mensagens e pistas, os nossos Lobitos lá conseguiram encontrar o tesouro … Encontraram os livros “Manual do Lobito” e “Escutismo para Rapazes” autênticos “tesouros” que B.P. deixou para todas a gerações de Escuteiros desde 1907 até hoje…
Tivemos ainda a oportunidade de no Sábado realizar em conjunto com a Alcateia do Agrupamento de S. João de Deus – Lisboa, a Insígnia da Amizade do campo de S. Jacinto e um magnífico Fogo de Conselho que deixou todos os Lobitos muito alegres!
No Domingo dia 9 de Julho e depois da nossa participação na Eucaristia, desmontamos campo, despedimo-nos dos nossos amigos da Alcateia de S. João de Deus e regressamos ao Porto, onde os nossos pais nos esperavam …
Depois de votos de boas férias dirigimo-nos para casa de coração mais cheio … Tinha valido a pena a “grande viagem” até Brownsea …A partida para as comemorações do centenário do escutismo já foi dada … que cada escuteiro aproveite da forma mais divertida viver o primeiro centenário do Escutismo …
Por Pedro Aires